Ir para o conteúdo

Modo CNAME

Modo CDN: CNAME

Quando o painel está em modo "CNAME" na aba de "Domínios" irá aparecer o link "Websites" para acessar a aba de "Websites & DNS".

Entradas DNS

Com o painel em modo CNAME só é possível criar entradas CNAME e fazer apontamentos de subdomínios para passar pela GoCache.

Para criar uma entrada basta inserir o subdomínio na aba "Website" e o IP ou Hostname no campo "Host de Origem".

Criar Entrada CNAME

Maneiras de Configurar

Com as entradas criadas é possível fazer o apontamento para a GoCache de duas formas.

Opção 1: Utilizando o Domínio GoCache

Para utilizar os endereços "Domínio GoCache" é necessário alterar na aplicação a referência dos arquivos estáticos para o hostname referente a entrada.

Domínio GoCache

O "Domínio GoCache" serve exclusivamente para o tráfego de conteúdo estático, dessa forma ele não é um endereço de apontamento.

Para fazer o seu uso é necessário fazer a alteração em sua aplicação para que a referência dos objetos estáticos sejam feitas através desse endereço.

Exemplo

Supondo que o caminho de uma imagem é https://www.seudominio.com.br/imagem.jpg, com base na imagem acima, será necessário trocar na aplicação o referenciamento dessa imagem para https://07bc809bafa9221c.cdn.gocache.net/imagem.jpg

Você pode utilizar o endereço do "Domínio GoCache" diretamente no Browser sem fazer nenhuma alteração na aplicação para verificar como o conteúdo será entregue pela CDN.

Para isso, é necessário digitar o "Domínio GoCache" e a URI do objeto que deseja acessar.

Por exemplo: https://07bc809bafa9221c.cdn.gocache.net/imagem.jpg

Importante ter em mente que por esse método de configuração não é possível utilizar os serviços de segurança da CDN.

Opção 2: Utilizando o Apontamento de DNS

Para utilizar o "Apontantamento de DNS" é necessário criar uma entrada CNAME na zona de DNS do seu domínio apontando o subdomínio que deseja acelerar para o endereço exibido nessa coluna.

Apontamento de DNS

Importante ter em mente que esse endereço exclusivamente para apontamento, será apresentado uma mensagem de erro se for utilizado no Browser.

A tempo de propagação do apontamento dependerá do TTL inserido para ele na entrada CNAME em seu provedor de DNS.

Exemplo: Caso deseje acelerar o subdomínio www, é necessário primeiramente criar a entrada no painel da GoCache. Em sequência no DNS do domínio (não é o painel da GoCache) fazer uma entrada CNAME "www" apontando para www.seudominio.com.br.cdn.gocache.net.

Exemplo de Apontamento

Editar Entrada CNAME

Para editar uma entrada CNAME basta clicar no símbolo de "lápis" na frente da entrada criada e alterar os valores existentes.

Editando CNAME

Deletar Entrada CNAME

Para deletar uma entrada CNAME basta clicar no símbolo de "lixeira" e confirmar a exclusão da entrada.

Deletando CNAME